Como andar de kart na chuva: confira 4 dicas para não errar
Pilotar numa pista molhada requer adaptação. Ao pilotar um kart na chuva, você precisa se adequar às condições diferentes. Pista molhada significa menor aderência dos pneus e maior risco de derrapagens, que podem tirar você da prova.
Isso, porém, não é tudo que você precisa saber. Afinal de contas, você não está fazendo um passeio, está numa prova e precisa chegar na frente. Pilotar com segurança é importante, mas não é tudo. Você precisa, também, tirar o melhor proveito do que o carro e a pista têm a lhe oferecer.
Só que a gente não pode falar de kart na chuva sem lembrar de um episódio marcante da história da Fórmula 1 e do automobilismo brasileiro. Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet já haviam conquistado o título da categoria para o Brasil, mas o dia 3 de junho de 1984 apresentaria ao mundo um novo brasileiro voador.
O céu desabou em Mônaco no dia da prova e, como você pode imaginar, as coisas ficaram fora do lugar. Depois de largar na 13ª posição, Senna só não venceu a corrida porque o diretor da prova antecipou seu final. Na ocasião, o piloto brasileiro se aproximava perigosamente de Alan Prost, então o líder.
Noves fora, Senna, com uma modesta Toleman, apresentava seu cartão de visitas. Ele fazia sua primeira exibição como “rei de Mônaco” e “rei da chuva”. E o aspecto a ser ressaltado é que Senna começou sua jornada no mundo da alta velocidade pilotando um kart. Portanto, atenção às dicas.
Kart no seco x kart na chuva e a linha de traçado
Quando você pilota um kart na pista seca é comum que os pilotos se reproduzam no mesmo traçado, tangenciando as curvas. É o famoso “fora-dentro-fora”.
Com isso, os pontos da pista em que ocorre o traçado em comum passam a liberar pequenos detritos de borracha. Isso faz com que aqueles pontos ganhem mais aderência e, consequentemente, gastem menos pneu.
Quando a corrida é na chuva a coisa muda de figura. A começar pelo fato de que os detritos de borracha liberados na pista molhada têm efeito contrário ao da pista seca. Quando ocorre o contato da borracha molhada da pista com a dos pneus, a tendência é que se perca aderência, porque a água presente nas duas reduz o grau de atrito entre ambas.
Em outras palavras, uma das principais técnicas recomendadas ao pilotar na chuva é o que chamamos de “fugir da borracha”. O que significa fugir das linhas de traçado da pista seca. Inclusive porque a linha de traçado é aquela onde há o acúmulo de óleo, deixando-a mais escorregadia.
Dicas para ser mais rápido na pista molhada
Vamos, então, a algumas dicas preciosas para você conseguir ser mais rápido na pista molhada? Então, confira!
- Fuja da borracha, como já falado acima;
- Se não puder fugir totalmente da borracha na curva, entre fora da borracha e atravesse-a com o volante reto no meio para sair dela sem matar seu tempo de retomada;
- Treine na chuva quando possível para se adaptar a essas condições;
- Faça correções suaves com o volante e use o freio para controlar a velocidade, mirar o kart e ganhar tração sempre que necessário.
Esperamos que o conteúdo tenha sido útil. Podemos ser ainda mais úteis se você estiver procurando por uma equipe completa para dar suporte à sua jornada no kart profissional.
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