Conheça agora os 8 principais categorias de kart profissional
Você sabia que existem em torno de 8 categorias de kart profissional? A maioria das pessoas que gostam de kart sabem apenas que o esporte é dividido em indoor e competição. Mas, na verdade, a categoria de competição ainda possui muitas subcategorias.
Essa divisão serve para que as disputas sejam mais justas, já que um iniciante não tem a mesma habilidade que alguém que corre há muitos anos. Além disso, existem categorias mais avançadas que exigem idade mínima do piloto, pois trabalham com equipamentos mais potentes.
Conheça mais sobre todas as diferenças do kart indoor e os tipos de kart profissionais.
Diferenças do kart indoor para o kart profissional
Dentro das opções de karts existem basicamente duas modalidades principais: Indoor e profissional.
O kart indoor é a modalidade mais conhecida, onde amadores correm em pistas apropriadas para a categoria e com karts que atingem até 70 km/h. Esses veículos possuem um chassi, pneus e sistema de freios bem simples.
Nessa modalidade é bem comum encontrar pessoas que correm de kart por diversão, como uma opção de lazer em família. Porém é nela que surgem grandes corredores após o primeiro contato com o kart.
Já a categoria de kart profissional é aquela onde os pilotos que desejam competir participam de campeonatos buscando se destacar. São cerca de 8 categorias de kart profissional divididas de acordo com a experiência do piloto e idade.
O kart usado nessa modalidade também é diferente. Ele possui motor mais potente que pode atingir até 140 km/h e chassi e pneus de alto desempenho.
O tipo de motor e chassi utilizados ainda variam dentro dos tipos de kart profissional. Separamos alguns detalhes importantes sobre cada uma dessas categorias para que você conheça mais sobre a modalidade de competição.
Principais tipos de kart profissionais
Cada um dos tipos de kart profissionais possui características próprias que agem diretamente na eficiência do equipamento e no estilo de corrida. Você vai conseguir observar esses detalhes conforme for conhecendo melhor cada uma das modalidades.
Cadete
Categoria com chassi de material ferroso e imantável com diâmetro de 35mm. Possui 66 coroas e motor com refrigeração a ar, monocilíndrico, acionamento por corda, carburador, filtro de ar, flange de equalização, bomba de combustível, embreagem de 20 dentes, centrífuga e mesa. Os pneus usados na categoria cadete são MG vermelho.
Mini Max
Neste tipo de kart profissional são usados chassis, freios e carenagens iguais aos da categoria Cadete. A diferença está no motor que possui sistema de carburação sorteado, exaustão, arrefecimento e pinhão de 12 dentes com coroa de até 76 dentes. Os pneus usados também são do modelo MG vermelho.
Micro Max
A categoria Micro Max também utiliza chassi, freios e carenagens com as mesmas especificações do Cadete. A coroa aqui é de 65 dentes e pinhão de 12 dentes. Já os pneus são MG vermelho.
Rotax Max
A Rotax Max é um dos tipos de kart profissionais destinados a adultos. Por isso, a sua mecânica é diferente das demais apresentadas acima. Os chassis, freios e carenagens usadas possuem a única limitação de serem homologados pela CBA e CIK/FIA.
O motor é mais potente e possui válvula de exaustão e os pneus são do modelo MG branco.
Rotax DD2
Nessa categoria os chassis devem ser homologados pela Rotax, pois o motor é específico para a categoria e mais potente. São permitidas relações de velocidade de 33/64, 34/63, 35/62, 36/61 e 37/60. Já os pneus desses tipos de kart profissionais são MG branco.
F4
Na categoria F4 é obrigatório o uso de carenagem completa homologada pela CBA e CIK-FIA. O chassi deve ser homologado por essas entidades, com eixo traseiro de material ferroso, imantável, e com diâmetro de 40 a 50mm.
Esses tipos de kart profissionais ainda devem conter coroa de 40 dentes, motor Honda GX 390, refrigeração a ar, monocilíndrico, partida de acionamento por corda, flange de equalização, carburador, filtro de ar, velas NGK, bomba de combustível, embreagem de 13 dentes, centrífuga, escapamento e sem mesa.
Os pneus devem ser do modelo MG SH Option homologados pela CBA/CIK.
Shifter Rok
Na categoria Shifter Rok, o chassi deve ser homologado pela CBA. O motor é o Vortex Rok Shifter, com relação livre e os pneus da categoria MG SM Amarelo.
Sixspeed
Os tipos de kart profissionais da categoria Sixspeed devem ter chassis homologados pela CBA, freios completos acionados pelo pé esquerdo e com sistemas completos, com cilindro mestre, caliper, discos, pastilhas e mangueiras.
Para a categoria Sixspeed, alguns modelos de motor são liberados, dentre eles o ASPA Srl, KK1, MKZ e KK2. A relação é livre e os pneus são do modelo MG SM Amarela.
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