CKS Racing Team

Kart 2 tempos ou 4 tempos qual devo escolher

Kart 2 tempos ou 4 tempos: qual devo escolher e por quê?

No Kart profissional temos dois tipos de motor, chamados de Kart 2 tempos ou 4 tempos. Essa diferença começa na construção do equipamento e continua até o seu modo de funcionamento.

Por isso, escolher entre as duas opções interfere diretamente no seu desempenho e durabilidade, durante os treinos e nas competições.

Assim, é essencial que os competidores conheçam as diferenças entre cada modelo e escolham aquele que mais se encaixa nas suas necessidades.

Para você conhecer melhor as diferenças entre o Kart 2 tempo ou 4 tempos, separamos suas principais características.

Características do kart 2 tempos

O kart 2 tempos tem como característica principal o seu funcionamento com 2 anéis de compressão que trabalham com alto giro. Esses anéis atuam perfeitamente nos momentos de alto regime, mas reduzem a resposta no baixo regime.

O uso da válvula de escape ajuda a contornar esse problema aumentando a potência no baixo regime e melhorando a resposta final da corrida.

Por ser um kart voltado para alta velocidade e rotação, ele conta com refrigeração à água e em alguns casos ate 5 marchas. Esses karts podem variar de 28cv ate 50cv e chegam a atingir mais de 150km/h.

A lubrificação do motor 2 tempos é feita por mistura de combustível com óleo. Normalmente usado 25 litros de gasolina para 1 litro de óleo 2 tempos.

Uma característica importante de saber do kart 2 tempos é que seu desgaste é maior do que nos karts 4 tempos.

Assim é preciso realizar uma manutenção mais frequentemente.

Características do kart 4 tempos

O motor do kart 4 tempos é bem parecido com o motor de um carro tradicional. Ele contém 3 anéis no pistão, 1 anel de compressão, 1 anel de raspagem e 1 anel de óleo.

Ainda conta com válvula de admissão, que permite a mistura de gasolina e água entrar na câmara de combustão. Também tem uma válvula de exaustão que libera os gases produzidos na queima da mistura e o direciona para o escapamento.

São usados para categorias infantis e adultos pois possuem um bom custo beneficio por isso o Kart 4 tempos é o que mais cresce hoje no Brasil.

Esse motor funciona com uma baixa rotação o que diminui a sua manutenção e proporciona maior vida útil. Porém, os cuidados com esse tipo de motor precisam ser realizados por mecânicos especializados.

Kart 2 tempos ou kart 4 tempos: como escolher

Na hora de escolher entre o motor de kart 2 tempos ou 4 tempos é ideal entender as suas necessidades e expectativas. Se mesmo conhecendo as características de cada um você ainda estiver em dúvida, converse com o seu treinador.

Um profissional pode te ajudar a escolher a melhor opção. A CKS Racing Team conta com a melhor equipe de treinadores experientes para te auxiliar tanto entre o kart 2 tempos ou 4 tempos, como durante os seus treinos e nas competições.

Entre em contato e converse com a nossa equipe para saber mais sobre os serviços oferecidos pela equipe.

Post a Comment