Você sabe quantos hp tem um kart profissional? Descubra já!
Se você chegou até aqui, está interessado em aprofundar seus conhecimentos sobre um kart. Mas, especialmente, quer saber quantos hp tem um kart profissional e busca pilotar uma dessas máquinas vorazes, movidas a adrenalina, perícia e ousadia.
O kart foi o caminho trilhado por muitos grandes pilotos, que foram introduzidos nas pistas na infância e cresceram movidos pela velocidade. É o caso de um dos maiores de todos os tempos, o brasileiro Ayrton Senna.
O tricampeão mundial de Fórmula 1 (1988 – 1990 – 1991) ganhou seu primeiro kart aos 4 anos de idade. Com sete, Senna já treinava no Kartódromo de Interlagos, em São Paulo. As competições profissionais entraram na rotina desse grande personagem do esporte brasileiro aos 13 anos de idade.
Mas, sem mais delongas, vamos direto à resposta da pergunta que te trouxe até aqui.
Quantos hp tem um kart profissional?
Como você sabe, “hp” (horsepower) é a medida da potência de um motor. Quanto mais hp, mais potente e, consequentemente, maior é a velocidade que ele é capaz de desenvolver. Diante disso, talvez você entenda como presumível a elasticidade entre a menor e a maior potência de kart profissional, que pode ter de 5.5hp a 50hp.
Em outras palavras, o piloto novato, normalmente uma criança com até 10 anos de idade, pilotará um kart com 5.5hp. A velocidade média atingida por um kart para crianças é de 80 km/h. Na medida em que adquire maior perícia na condução do carro de corrida, a tendência é de que a potência e a velocidade também progridam.
A velocidade média alcançada por um kart profissional para adultos varia entre 100 km/h e 150 km/h. Observando, para fins de conhecimento de medidas, que o peso movido pelos hps em um kart varia entre 70kg e 110 kg, o que torna essas máquinas leves e potencialmente rápidas.
O kart é o mais próximo de um fórmula 1?
Tais características fazem com que a experiência de pilotar um kart seja a que mais se aproxima de um fórmula 1. Pelo menos, essa é a percepção de muitos pilotos que já estiveram ou ainda estão na principal categoria do automobilismo mundial.
A resposta, segundo Nelson Piquet, outro ídolo do automobilismo nacional, também tricampeão de Fórmula 1, está na velocidade relativa.
Apesar de os veículos comuns alcançarem maior velocidade do que um kart, esse pequeno carro de corrida tem em comum com os carros de Fórmula 1 a alta capacidade de aceleração, desaceleração e velocidade nas curvas.
Para você ter uma ideia, um kart profissional é capaz de acelerar de 0 a 100km/h com menos de 5 segundos.
Você sabe que os engenheiros de Fórmula buscam continuamente formas de tirar o peso dos carros para aumentar a velocidade relativa. Além disso, eles também buscam aprimorar características presentes no kart. Esse é caso da pouca inércia, da capacidade de frenagem e da entrada mais forte nas curvas.
Esperamos ter fornecido informações relevantes sobre o tema para você. Quer ir mais a fundo e pilotar profissionalmente? A CKS Racing Team é uma equipe de profissionais cujo propósito é proporcionar apoio a interessados em ingressar no kart profissional.