Frenagem no kart: 4 dicas matadoras para aprimorar a técnica
Tem algo que todo mundo sabe sobre a relação entre freio, retomada e desempenho em uma curva. É que tanto melhor será a performance na medida em que mais tardiamente ocorra a frenagem e mais rapidamente venha a reaceleração. O domínio das técnicas de frenagem no kart é, basicamente, o que assegura o melhor desempenho nas curvas e, consequentemente, nas corridas.
Não é difícil, porém, de compreender por que funciona dessa forma. Afinal, ao atrasar ao máximo a frenagem, o piloto mantém maior velocidade por mais tempo. O mesmo ocorre quando ele antecipa o ponto de retomada da aceleração. É claro que há um limite para que esse benefício seja obtido. Saber reconhecer esse ponto é um ótimo vetor de ganho em desempenho para o piloto.
Sendo assim, nada mais apropriado que aperfeiçoar suas técnicas e habilidades nessa parte da pista onde praticamente se definem as corridas e os campeões: as curvas.
4 dicas matadoras para aprimorar a técnica de frenagem no kart
E já que o assunto é frenagem no kart, nada mais apropriado do que falarmos sobre algumas técnicas que você deve desenvolver para ser um piloto competitivo. Combinando arrojo e conhecimento, os melhores resultados virão.
Para aprimorar suas habilidades ou mesmo iniciar no kart, conte com a equipe da CKS Racing Team. Nós temos tudo que você precisa para se desenvolver nesse esporte emocionante. Aqui você aprende a pilotar, tem treinamento e apoio em competições.
De brinde, confira as quatro dicas que nós temos para você não errar no uso do pedal de freio.
Dica 1 – Não freie na curva
Essa é a dica básica e fundamental para quem quer correr. A freada é feita na reta, antes da tomada da curva. Ela deve ser o mais próximo da curva possível, mas não deve ser brusca e sim feita da forma progressiva.
Frear o carro na curva só tirará a estabilidade e a referência do traçado, atrapalhando você na hora da retomada da aceleração.
Dica 2 – Há exceções para a dica número 1
Uma regrinha essencial, que serve para o kart e para a vida, é que situações diferentes requerem soluções diferentes. Guarde essa como uma dica valiosa.
Se você terá que enfrentar uma sequência de curvas com dificuldade progressiva, talvez seja mais satisfatório atrasar a frenagem e fazê-la já dentro da curva. Depois, sim, retomar a aceleração quando a velocidade estiver controlada.
Assim você consegue desenvolver mais velocidade e ganhar competitividade nesse tipo de pista.
Dica 3 – Ou você pisa no freio, ou no acelerador
Kart não é veículo de passeio, não tem pedal de embreagem. É bem verdade que os pilotos começam cedo no kart, muito antes de poderem tirar uma carteira de motorista, mas, por via das dúvidas, não confundamos alhos com bugalhos.
O pedal de embreagem é usado para fazer manobras em carros comuns. No kart, é no freio e no acelerador, mas um de cada vez. Ao cometer o erro de pisar nos dois pedais ao mesmo tempo, você sacrifica a embreagem do carro. Além disso, corre o risco de rodar na pista e ainda perde potência na retomada.
Dica 4 – Quanto menos frenagem melhor
Frear tira a velocidade do kart, você está cansado de saber disso, enquanto o objetivo é andar sempre o mais rápido possível.
Portanto, tente escolher bem os momentos de frear. Há pistas em que o freio é praticamente desnecessário, bastando tirar o pé do acelerador antes da curva para retomar logo em seguida.
Para isso, o que você precisa é treinar e testar os limites da pista. Boa sorte!