Motor Rotax: tudo que você tem que saber sobre ele no kart
Se você convive minimamente no universo do kart, já deve ter ouvido falar no Rotax Max Challenge Brasil. Esse é um circuito disputado anualmente, exclusivo para usuários da marca de motor Rotax. Isso mostra, de forma clara, a relação íntima entre a fabricante, a Bombardier Recreational Products (BRP), e o automobilismo.
Os motores para kart Rotax só surgiram em 1998, mas a empresa foi rápida em expandir sua influência junto à comunidade do esporte. Logo em 2000, foi instituído o Rotax Max Challenge, uma nova categoria, com circuito mundial.
O Rotax Max Challenge Brasil teve sua primeira edição em 2011, tendo chegado para ficar e ser disputado anualmente desde então.
Confira também os detalhes da Copa Rotax realizada em SP.
Um pouco da história do motor Rotax
A história dos motores Rotax começou, todavia, muito antes e a intenção não era fazer parte da rotina dos kartistas. A Rotax-Werg AG nasceu na Alemanha em 1920.
Desde então, a marca foi comprada por diversas empresas. Tudo até chegar às mãos da BRP, que, além dos motores Rotax, possui uma linha de produtos que inclui veículos náuticos, terrestres e pequenas aeronaves.
A Bombardier é uma gigante canadense, que possui fábricas em quatro continentes e distribuição de seus produtos em dezesseis países. Os motores Rotax são fabricados pela “BRP-Rotax GmbH & Co KG, uma das subdivisões da gigante canadense com sede na Austrália.
São aspectos que convergem para a credibilidade e confiabilidade dos motores Rotax. A Can-Am, outra subdivisão da BRP, usa os motores da marca em sua linha de motocicletas de três rodas, assim como a linha off-Roads.
Trata-se, pois, de uma empresa com amplo domínio de sua cadeia de valor. Isso sugere alta capacidade de prestação de assistência técnica e reposição de peças. Razões, entre outras, pelas quais a CKS Racing atua preferencialmente com motores para kart Rotax em seus veículos.
Por que preferir o motor para kart Rotax
A tecnologia aplicada aos motores Rotax é desafiadora. A potência de um motor em cavalos deriva da relação entre torque e rotações por minuto (rpm). Em tese, se você tiver mais rpm, precisará de menos torque e vice-versa.
No mundo do kart, vemos motores Leopard girando a quase 17 mil rpm, contra 16 mil rpm dos motores Yamaha KT100S. É reconhecido, entretanto, que um motor Rotax, girando a 13 mil rpm consegue alcançar a mesma potência dos referidos concorrentes. Como pode isso?
O segredo está nos detalhes, o diferencial das equipes de engenharia alemãs e austríacas, região onde são concebidas as atualizações dos motores Rotax.
No final das contas, ao alcançar a mesma potência dos outros motores com menos rotações, o Rotax sofre menos desgastes. Além disso, obtém uma curva de torque mais plana e com rendimento melhor.
A verdade, porém, é que os segredos dos motores Rotax não são tão segredos assim. A válvula de escape, que funciona de forma semelhante ao sistema VTEC e os rolamentos fazem parte da receita de desempenho e sucesso.
Os sistemas de escapamento e temporização possuem uma engenharia única, que também faz a diferença no desempenho do motor.
Entrando para a equipe CKS Racing, você terá seu kart equipado com motor Rotax, mas isso é só parte da nossa proposta. Aqui, o piloto dá seus primeiros passos, aprende os fundamentos da pilotagem, recebe treinamento e suporte total para competir.
Esperamos por você para iniciarmos essa parceria campeã!