CKS Racing Team

pneu de kart profissional

Pneu de kart profissional: entenda tudo sobre esse item

A escolha e manutenção do pneu de kart profissional interfere diretamente no resultado da corrida.

Os pneus são fundamentais para o desempenho do carro e, por isso, aprender mais sobre essas peças vai te ajudar na evolução como piloto. Pode parecer algo simples, mas até mesmo calibrar o pneu de kart profissional é algo delicado.

Esses pneus possuem boa durabilidade e também aderência. Tudo isso é variável, de acordo com o tipo de pneu escolhido.

A maior fabrica de pneus de kart do mundo é Brasileira, a MG Pneus e são três categorias: AMARELO, VERMELHO, LARANJA. Cada uma possui vantagens e desvantagens.

Tipos de pneu de kart profissional

A categoria de pneu AMARELO possui uma aderência melhor, por isso, proporciona uma alta performance. O lado negativo é sua baixa durabilidade em algumas pistas.

O pneu VERMELHO é uma combinação de aderência e dureza, eles são muito usados por esse equilíbrio. Mas o seu lado negativo é que ele não entrega uma alta performance, como o AMARELO.

A opção de pneu LARANJA é o que possui a maior durabilidade e é utilizado basicamente nos karts indoor.

Pressão e temperatura dos pneus também precisam ser analisados e são extremamente importantes.

Pneu de kart profissional: calibragem de pressão

A pressão do pneu interfere diretamente no grip e também na performance do piloto ao longo da corrida. Mas ao contrário do que muitos pensam, não basta deixar o pneu completamente cheio.

Isso porque ao longo da corrida, com o aquecimento do pneu, a pressão vai aumentando. Assim, é preciso calibrar de acordo com a necessidade de cada peça individualmente para que ao longo da corrida ele se torne igualado.

Para você entender melhor esse processo, em algumas pistas é comum que os pneus esquerdos tenham mais pressão que os do lado direito. Nesses casos, é preciso analisar essa diferença e compensá-la no momento da calibragem.

A pressão inicial é de suma importância. O ideal é que essa variação não ultrapasse 2 a 3 psi de diferença.

Pneu de kart profissional: temperatura ideal

Um dos fatores que mais interferem na pressão do pneu é a temperatura que ele atinge. Essa temperatura também precisa ser medida antes e após as corridas para que o preparador consiga analisar o funcionamento do kart.

A medição é feita em três pontos diferentes de cada pneu. Com as informações coletadas é possível identificar até mesmo se existe um desequilíbrio no kart e como consertá-lo.

Assim seu desempenho será muito melhor e sua performance terá uma grande melhora em pouco tempo.

Para conseguir uma evolução e cuidado mais efetivo com o pneu de kart profissional, é ideal ter uma equipe especializada. A CKS Racing Team atua com muita experiência nas corridas de kart.

Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre todos os serviços que prestamos para profissionais de kart.

Post a Comment