Kart outdoor x kart profissional: entenda qual a diferença
Você sabe o que é kart outdoor? Tem dúvida sobre qual seja a diferença entre kart outdoor e kart profissional? Saiba que há diferenças sutis quando colocamos em questão variáveis como kart profissional, indoor e outdoor. Outras, nem tanto.
Para tentarmos delimitar as áreas, comecemos pelo kart indoor. Essa é a porta de entrada de muitos pilotos que acabam ingressando no kart profissional. E tudo isso pode começar com uma simples diversão. Você sai para se divertir pilotando aquele simpático carrinho e descobre que aquilo é tudo que você queria.
É válido observar que, embora a concepção do kart indoor seja voltada para o lazer, há competições sérias dessa modalidade. Ainda, por outro lado, que o kart outdoor seja mais voltado para o profissional, é possível nos depararmos com pistas outdoor voltadas para o lazer.
Para citarmos um exemplo, em abril de 2023, o Park Shopping Boulevard inaugurou a maior pista de kart outdoor de Curitiba. Com que finalidade? A prática do kart como atividade recreativa.
Kart outdoor ou kart profissional?
Parece que, diante de tal iniciativa, ficou bem fácil de entender qual é a diferença. A concepção do kart outdoor é voltada para a prática do kart profissional. Nada impede, porém, que uma pista outdoor seja destinada à prática do kart recreativo, como é o caso do shopping de Curitiba.
Só que não é tão simples assim, porque há uma série de fatores que diferenciam o kart profissional do recreativo. Essa diferença está nos carros. O kart recreativo pode pesar até 50 quilos mais que um kart profissional e você pode observar que não há uma preocupação maior com elaboração visual.
Que, por outro lado, está presente nos karts profissionais, que estarão envolvidos em competições abertas ao público, movidos por equipes profissionais. Equipes essas que, para competir, precisam de patrocinadores, que precisam de carros com forte apelo visual para exibir suas marcas de forma positiva.
Além disso, para ser um piloto de kart profissional, você precisa ingressar em uma categoria. Ela é determinada com base na sua idade e experiência. Por fim, é preciso participar de competições oficiais.
Como ser piloto de kart profissional
Para ser um piloto de kart profissional você precisa, antes de tudo, amar velocidade, ter paixão pelo automobilismo. Além disso, você precisa treinar e fazer um investimento alto na aquisição do chassi, compra de equipamentos de proteção e pagamento de inscrição para fazer parte das competições.
Caso você queira introduzir seu filho no kart, o iniciante pode ingressar na categoria mirim (PMK), que abriga crianças dos 6 aos 8 anos. Pilotos com 14 anos ou mais que queiram se iniciar no kart profissional, podem ingressar na categoria PK.
Uma excelente forma de começar é vindo fazer parte da equipe da CKS Racing. Somos uma equipe experiente, que atua dando todo o suporte aos iniciantes no kart competitivo e a atletas com mais rodagem.
Aos pilotos, atendemos com formação, treinamento e apoio em competições. Também fornecemos e ajustamos chassis. Além disso, locamos karts e outros equipamentos para que você não tenha que gastar tanto, principalmente no começo da carreira.
Aqui, o trabalho do piloto é o de aprender, treinar, se desenvolver e conquistar espaço no kart profissional.
Venha agora mesmo fazer parte da nossa equipe!