CKS Racing Team

kart do tipo shifter

Kart shifter

o que é, vantagens e desvantagens do modelo

Você já ouviu falar em kart shifter? Neste texto vamos te mostrar tudo sobre essa modalidade, considerada a mais rápida dentro do kart.

O kart é um esporte de velocidade que tem atraído cada dia mais adeptos. Essa atividade envolve carros de pequeno porte produzidos para esse tipo de corrida. Porém, ao contrário do que muitos pensam, existem diversas modalidades dentro do kart.

Uma dessas modalidades é o shifter que é a categoria mais rápida e, por isso, possui características diferenciadas. Além disso, não é qualquer pessoa que pode se aventurar, é necessário ter credencial específica para participar dessas competições.

Ficou interessado no kart shifter? Então venha conhecer mais sobre essa modalidade de alta velocidade.

Kart shifter ou KZ

Para quem está conhecendo o kart shifter agora pode ser confuso entender sua diferença para a modalidade KZ. A verdade é que isso acontece, pois os dois nomes são usados para a mesma categoria de kart.

O termo kart shifter era usado apenas no Brasil, enquanto outros países usavam o termo KZ. Porém, em 2018, o Brasil adotou o nome utilizado mundialmente para que haja um padrão nas nomenclaturas.

Então, se você encontrar textos falando sobre kart shifter ou KZ, lembre-se de que são da mesma categoria.

Principais características de um shifter para o kart comum

As grandes diferenças do shifter são:

  • Motor de 2 tempos e caixa de 6 marchas;
  • Menos de 2,7 segundos para aceleração de 0 a 100 km/h;
  • Atinge velocidade de até 170 km/h;
  • Mínimo de 120 cc e máximo de 125 cc;
  • Carro mais leve com peso máximo de 180 kg com o piloto;
  • Possibilidade de usar pneus macios;
  • Excelente tração.

Vantagens e desvantagens do kart shifter

A maior vantagem do kart shifter é a sua velocidade. Para os amantes de corridas, essa é a categoria mais prazerosa do esporte. O contato com carros mais leves, com estrutura diferenciada e motor de alta potência é um diferencial.

Essa é uma experiência que qualquer piloto de kart deseja ter na vida. Inclusive é a oportunidade mais próxima de experimentar a rotina de um piloto de fórmula 1 profissional.

Como desvantagem, o modelo tem muita tração e potência. Há um desgaste de pneus mais acelerado, gastando quase o dobro dos karts comuns.

Tudo isso pode tornar sua experiência com o shifter mais difícil, a menos que seja seu desejo investir na categoria.

Quanto custa um kart shifter?

Para saber quanto custa um kart shifter é preciso analisar diversos pontos importantes. A começar pelo ano de fabricação, se é um modelo novo ou usado e ainda o tipo de motor usado. Quanto mais novo e elaborado for o carro, maior será o seu custo.

Um kart do tipo shifter usado custa em média de R$ 15 mil a 60 mil e, um novo, de R$ 70 mil a 90 mil, dependendo do modelo. Por isso, pode não ser vantajoso adquirir um desse, mas sim, alugar um no kartódromo para realizar seus treinos.

Post a Comment