Você está preparado para encarar um endurance de kart?
Anualmente, o Kartódromo Internacional Granja Viana realiza o Endurance Rental Kart. Essa não é uma competição profissional, mas sim, uma prova tradicional no circuito nacional amador da modalidade.
Nesse endurance de kart, as equipes podem participar de até 3 etapas, duas de 6 horas e uma de 12 horas, todas com premiações aos vencedores. Assim como é premiada a equipe que mais pontos soma ao final do evento.
Um endurance de kart pode ter duração de 2 a 24 horas. Cada prova possui suas próprias regras. Elas devem ser plenamente conhecidas pela equipe, evitando, assim, uma punição imposta pela direção da prova.
Se você percebeu que uma prova de endurance tem uma dinâmica distinta de uma prova comum e requer habilidades específicas, essa é a razão dessa coluna. Aqui, você vai se deparar com reflexões para saber se está preparado para encarar um Endurance de kart.
O que é preciso para ser competitivo em um endurance de kart?
Se você quiser ser competitivo num Endurance de kart, a primeira coisa que precisa é de velocidade com regularidade. É claro que isso não é novidade alguma, pois tal habilidade é requisito básico para quem quer disputar qualquer prova de automobilismo.
A questão é que isso não basta para um bom desempenho. Estamos falando de regularidade numa prova que pode ser de duas, quatro, dez ou vinte horas. Isso é muito diferente de manter a regularidade numa prova de meia hora. O que leva a outros requisitos que são exclusivos ou ampliados no enduro.
Você precisará de excelente condição física para resistir à prova. Caso não seja dotado de tal requisito, tende a perder desempenho ao longo da corrida. Assim como se você não tiver uma elevada capacidade de concentração e resistência mental. Tudo isso, você precisará adquirir com treinos que vão além do cockpit.
Importância da formação e da estratégia de equipe
Você deve imaginar, também, que a estratégia para um endurance de kart é diferente da de uma prova comum. Não só pela duração da prova e pelas regras específicas, mas também pelo fato de o trabalho em equipe ser fator-chave de desempenho.
É preciso que sua equipe vá para a pista com um plano pronto para ser posto em prática. Isso leva em conta as características da pista, as características dos pilotos, a estrutura da equipe, o tempo da prova e o conhecimento que se tem das equipes adversárias. Até mesmo o tamanho dos pilotos é um fator a ser levado em conta no planejamento para a prova.
O que nos leva a um fator crucial para quem deseja participar de um endurance de kart, que é a formação da equipe. Numa prova individual, é o piloto e sua equipe. Numa prova de Endurance, é a equipe de pilotos e a equipe de apoio. É preciso que na hora de arregimentar os pilotos se consiga obter homogeneidade.
Não é difícil concluir que, se houver desequilíbrio acentuado entre a qualidade dos pilotos, a equipe não prosperará na pista. É claro que você pode ter ora um piloto mais rápido, ora um menos rápido, porém mais constante e com alta resistência física e mental. A estratégia da equipe poderá ser montada levando em conta essas diferenças, tirando proveito delas.
O que não pode é haver uma disparidade entre os pilotos, pois isso acabará comprometendo o desempenho da equipe ao longo da prova. É preciso, portanto, se prestar atenção a cada aspecto, inclusive fatores como o plano de comunicação da equipe com o piloto na pista.
Para saber mais sobre o mundo do kart profissional, acesse o nosso blog!